Eu sei meu povo que me ausentei, resolvi tirar férias de tudo, não escrevi sobre as minhas férias e nem postei fotos,mais vamos lá, acho que não tenho novidades, nenhum beijo roubado, nenhuma paixão , não fiquei rica ( ainda), graças a Deus não fui acometida de nenhum tragédia, mais me aconteceu algo essa semana que me deixou bem reflexiva.
O que é felicidade? O que é ser Feliz?
A sociedade, mídia, redes sociais, escritores tem gritado por todos os lados que devemos ser felizes, essa necessidade desenfreada de mostrar as pessoas que você está feliz o tempo todo, que você é feliz tem causado grandes prejuízos na mente e no comportamento dos indivíduos. Chega a ser uma Obrigatoriedade você está sempre sorrindo, ofertando alegria, sempre dizendo que está tudo bem.
Viva, de aparência mais viva, Seja Feliz, de mentirinha, mais seja!
Infelizmente esse é o slogan da nossa sociedade, as pessoas chegam a ter vergonha de dizer que esta com o coração partido, que foi rejeitada por algum(a) paixão, que foi demitida de um determinado emprego, perdeu uma matéria na faculdade, que esta doente, que não tem dinheiro, que o casamento vai mal, tirou nota baixa, tudo isso porque não pode mostrar que fracassou, ou que esta temporariamente infeliz. Já pararam pra pensar quantas vezes não já fizemos isso até com um amigo próximo?!
E essa necessidade de alegria, tem excluídos pessoas do convívio social, os "infelizes" trancam-se em suas próprias celas da solidão, choram pra ninguém ver e sofrem calados, causando assim o grande mal do século, a depressão que atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros de acordo com Portal de Saúde. E volta a te perguntar o que é felicidade pra você?
Segundo “Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard é simplesmente se sentir bem”. Em suas pesquisas e livros sobre o tema, Gilbert mostra o que teimamos em não perceber no dia-a-dia: a felicidade não é uma sensação eterna, é um estado de êxtase, daqueles que se atingem nos momentos de extremo prazer. E gostei de quando ele falou que a felicidade não é permanente porque não dá para estar bem o tempo todo. Mas também não precisa ser uma eterna projecção.
Sou cristã desde pequena e cresci ouvindo pregações com dizeres de que quando se tem Jesus você estará "sempre" feliz, e nunca concordei com isso. Na bíblia existem vários relatos de pessoas que andaram com Deus, porém passaram por momentos de intensa tristeza, Salomão, por exemplo, teve um momento infeliz que alguns até dizem que ele teve depressão (Eclesiastes 1.14); Temos também Davi, que ao ler os seus Salmos podemos observar momentos de incerteza, medo, duvida, solidão e tristeza, como tantos outros, apostolo Paulo, Jacó , afinal de contas faz parte do ser Humano, fomos feitos com inúmeras sensações, sentimentos e todos eles devem ser demonstrados.
O que eu verdadeiramente acredito, é que quando se tem a Jesus, quando nos lembramos das promessas que ele tem para mim e para você, as tristezas desse mundo se tornam ínfimas diante do que ele tem nos preparado, e pode ser que quando você menos perceber já esteja sorrindo novamente, é nisso que eu Acredito!
Não quero GRITAR para o mundo que eu sou FELIZ, porque não preciso disso, mais gostaria de ter a disponibilidade e o amor suficiente para ABRAÇAR e CHORAR com alguém que esteja com a alma destroçada. E como eu almejo encontrar alguém que seja de carne e osso, que diga o que sente, sem sentir vergonha de ser vulnerável inconstante ou até mesmo "infeliz".
Neila Reis
