domingo, 24 de outubro de 2010


Este assunto no Brasil é motivo de polemica, e muita discursão e opiniões divergentes.O assunto se intenficou quando em 2001 a lei 3.708/01 que veio instituir o sistema de cotas para estudantes denominados negros ou pardos, com percentual de 40% das vagas das universidades estaduais. O sistema de cota é algo que divide opiniões embora seja um modo de diminuir a desigualdade racial em nosso pais. Uma pesquisa na Universidade de Brasil, mostrou que o acesso à universidade representou também um incentivo à identidade racial, fazendo com que os candidatos e alunos assumam a identidade étnica com mais naturalidade. O estudo revelou ainda que, em relação ao desempenho escolar, a diferença nas notas dos cotistas e não cotistas é menor do que a verificada entre mulheres e homens.
É lamentavel ter que afirmar com convicção de que o Racismo existe no Brasil, apesar de ser uma grande ignorancia visto que no brasil 48% da população são “negros”. Existe racismo no Brasil, mas ele não é um dado predominante da cultura nacional e não conta com aval de nenhuma instituição pública. Ao exigir, por exemplo, que certidões de nascimento, prontuários médicos e outros documentos oficiais informem a raça de seu portador, o Estatuto da Igualdade Racial está na verdade desprezando uma longa tradição de mistura e convivência em prol de categorias raciais estanques e estúpidas. É, na prática, um exercício de discriminação racial, sancionado pelo Estado.Essa medida adotada pela Lei. 3708/01, foi um grande avanço para a sociedade brasileira, no entanto os problemas não foram solucionados apenas amenizados quando a porcentagem de alunos negros subiram nas universidades estaduais e federais em nosso pais, não deixando de lado a dificultade de permanencia desses mesmo.
Grande parte da “comunidade negra” do nosso pais, são pessoa de baixa renda, com pouca escolaridade, coisa que dificulta não so o ingresso nas univerdades federais, como a sua permanencia com base nas metodologias de ensino adotadas pelas mesmas.É preciso que o nivel de ensino nas escolas publicas sejam intensificadas, sejam mudadas para que assim o aluno esteja mas adaptado ao entrar em uma Universidade de grande porte.
A midia tem influenciado muito para ajudar a combater o racismo em nosso país, a uma crescente e notavel aparição de protagonistas, coadjuvantes em novelas e programações na rede brasileira de Televisão, isso vem ajudando a combater um dos males de grande relevancia.
A cota negros é o pouco que podem se fazer diante de uma vasta demonstração de preconceito em nossa Sociedade.
Neila Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elogios são sempre Bem vindos e criticas sempre bem aproveitadas!