terça-feira, 15 de março de 2011

É Carnaval !!!


Chegou à época do Carnaval, época feliz em que as pessoas esquecem dos problemas e passam a viver numa fantasia, trocando dia pela noite, trabalho por festa, tristeza por alegria, o anormal passa a ser normal e real. O Carnaval nada mais é do que uma ocasião em que a vida diária deixa de ser operalizada, e por conta disso um movimento extraordinário é inventado, o Carnaval cria uma situação em que certas coisas são possíveis e outras devem ser evitadas. Não posso realizar um Carnaval com tristeza.

Na Bahia tudo vira festa, aqueles que curtem o Carnaval passam anos esperando, correm para academia, fazem regime, arrumam cabelo e fazem o que for preciso para que o seu corpo seja explorado de uma maneira que lhe proporcione prazer, alegria e realização própria. É uma festa em que tudo que for preocupante fica para trás, é o lugar onde o povo baiano esquece da vida sofrida, da água que não consegue pagar, do pão que muitas vezes falta. É uma forma comercial de se divertir, colocamos como exemplos os cordeirinhos, que conseguem ganhar dinheiro trabalhando de maneira mais aprazível possível, o vendedor da cerveja, água, o policial, todos se divertem algum momento. É tudo diferente, temos pobres, ricos, doutores, mendigos juntos na mesma festa com o mesmo intuito mesmo propósito, onde todos se harmonizam por meio de conversas amenas, a música que congrega e iguala no seu ritmo e na sua melodia é algo absolutamente fundamental na casa Brasileiro. E de outro lado temos aqueles que preferem aproveitar esses dias “anormais” para verem os seus parentes distantes, ir a um lugar tranqüilo, praia, campo, porém todos com a mesma característica “Liberdade” a melhor definição para o Carnaval onde todos podem viver umas ausências fantasiosas e utópicas da miséria, trabalho, obrigações, pecados e deveres. Deixando de viver a vida como fardo e castigo, viver e ter uma experiência de vida como excesso, com excesso de prazer, de alegria e de riso e de prazer sensual que fica finalmente ao alcance de todos.

Há quem diga que a Bahia, Salvador especificamente é a terra do Axé, dendê, pimenta, mas com muita diversidade musical, principalmente no Carnaval, onde temos sons alternativos, como forró, sertanejo, pagode, Sampa e a cada ano a variedade tem tomado conta do Carnaval baiano. E como não citar aqui o Luxo? Camarotes com estruturas cinematográficas, bifes, luzes, dancing, bebidas e dentre outras vantagens que cabe a todos os gostos.

Oxalá que nossa sociedade um dia chegue à beleza do Carnaval, a liberdade, a mobilidade que permite trocar efetivamente posição social, poder mudar de lugar, posição na estrutura social. De realmente inverter o mundo em direção à alegria, à abundância, à liberdade e, sobretudo, à igualdade de todos perante a sociedade.


ps: Cobrei 5 reais pra Fazer esse Texto pra a Minha cunhada ... Mercenaria Assumida! Fiquei Bom ai decidi POstar aqui , e claro que deixando e lado os pontos Negativos !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elogios são sempre Bem vindos e criticas sempre bem aproveitadas!